sábado, 2 de abril de 2016

Classe MAMMALIA



A classe Mammalia possui uma grande diversidade morfológica. O termo mamífero é aplicado a seres vertebrados que apresentam o corpo coberto por pelos com exceção dos cetáceos (baleias, golfinhos, orcas e botos), glândulas mamárias, dentes especializados e desenvolvimento dentro do útero materno com auxílio de placenta, com exceção dos ovíparos (ornitorrinco e ecdína).
Nossa equipe apresentou o seminário com esse tema e abordou sobre as diferentes ordens da classe referida e logo após aplicamos um jogo para reforçar o assunto estudado. As ordens estudadas forma cetácea, quiróptera, carnívora, rodentia e primata que foram apresentadas pelos membros da equipe comparando suas características específicas e evolutivas. Ao final do seminário foi aplicado o jogo “Trilha dos Mamíferos”. O jogo poderá ser aplicado aos alunos de ensino fundamental e consistia no método de perguntas e respostas sobre o tema dos mamíferos. Após a divisão da turma em quatro grupos, escolhemos um representante de cada equipe, o qual girava a roleta que continha imagens ilustradas das cinco ordens estudadas e um sem imagem contendo a palavra “passa a vez”. A partir do resultado da roleta, o representante sorteava uma pergunta referente à ordem selecionada e o jogador tinha 30 segundos para responder a pergunta com a ajuda de seu grupo. No caso de acerto, o jogador avançava uma casa e, em caso de erro, passava a vez para o jogador da equipe seguinte. Para ganhar o jogo o participante deveria avançar as cinco casas da trilha e alcançar o pódio de vencedor. O jogo didático foi desenvolvido para facilitar a aprendizagem dos alunos mediante a complexidade do assunto. Práticas lúdicas, realmente, funcionam como mecanismos facilitares da aprendizagem, pois além de atrair e prender a atenção dos alunos, elas também facilitam a compreensão e fixação do assunto tratado.

Equipe: Adeangela Brena, Andreza Mendonça, Débora Lobato, Débora Rayanne e Maxwell Moreno

Classe AVES



As aves são animais vertebrados, cujos membros anteriores foram evoluídos e transformaram-se em asas. É importante frisar que todas as aves têm penas, mas nem todas são capazes de voar. Existem diversas espécies de aves no mundo na qual muitas delas estão ameaçadas de extinção e grande parte dessa ameaça é devido à perda de seu ambiente natural. Em nosso seminário estudamos as ordens das aves e suas principais características estruturais internas e externas, como por exemplo, a presença de pulmões bem desenvolvidos, o coração com dois átrios e dois ventrículos, a temperatura do corpo constante (cerca de 42ºC) e fecundação interna.
            Existe um vasto conhecimento sobre as aves, por isso, não é algo que se possa aprender em alguns dias. No entanto, o uso do vídeo, artigos e aulas expositivas contribuíram para o processo ensino e aprendizagem nos seguintes aspectos pedagógicos: melhorou a fixação dos conteúdos, facilitou a visualização, despertou o interesse dos alunos, tornou as aulas mais dinâmicas. Acreditamos, portanto, que cabe ao professor de Biologia planejar e executar ações pedagógicas inovadoras ou adaptar atividades conhecidas dos alunos à sala de aula. Desta forma, desenvolvemos um jogo bastante conhecido pelos discentes, o desafiante "Torta na cara", com perguntas e respostas sobre o grupo das aves. Quem errou a resposta levou uma tordada!

Equipe: Adriano Pereira, Dailton Batista, Denis Aquino, Rodrigo Teles e Uilian Araújo

Classe REPTILIA


Os répteis são os primeiros vertebrados adaptados à vida em terra firme, e principalmente, em lugares secos. Mas, como toda evolução tem sua exceção, temos as tartarugas, sendo essas, répteis que vivem em meio aquático. Uma das principais características dessa classe é a pele dura, seca, recoberta por queratina, aspecto este evolucionário favorável para a vida terrestre. A partir disto, apresentamos, por meio de slides, diversas características sobre essa classe, onde expomos uma sugestão de linha evolutiva, com suas subclasses e subordem. Buscamos mostrar, de forma clara e objetiva, a variedade que esse tipo de animal pode ter, seus habitats e hábitos alimentares, estrutura corpórea, formas de reprodução e todos os sistemas internos que eles possuem. Então, mostramos como se deu a crescente diversificação anatômica externa e interna dos répteis, destacando as características adquiridas no decorrer dos processos evolutivos. Por fim, realizamos um momento lúdico, onde aplicamos um jogo intitulado “Memorizando os Répteis”, que consistia em um típico jogo da memória, onde os jogadores deveriam unir a carta com a imagem de um réptil a uma característica do mesmo. Tivemos como objetivo reforçar o conhecimento exposto durante a nossa apresentação com recursos tecnológico e didático lúdico, de forma a obter melhora na aprendizagem, utilizando as TIC’s a nosso favor.


Aluno Maxwell Moreno participando do jogo “Memorizando os Répteis” e Joyciane  Cunha, a esquerda, supervisionando se ele estava seguindo as regras corretamente.


Equipe: Ana Mota, Joyciane Cunha, Larissa Santos e Sara Pereira