Nosso seminário foi sobre os peixes, em
que fizemos um breve relato sobre seus principais representantes, onde verificamos
que este grupo é o mais diverso dos Craniata (inclui os Vertebratas, além dos
peixes-bruxa) compreendendo pelo menos 25.000 espécies atuais. Em seguida, foi
relatado sobre as ordens que são encontradas na área de influência da UHE
Tucuruí.
Apresentamos também as características
comuns dos Peixes, que são: presença de nadadeiras; podem ser marinhos ou
continentais; presença de glândulas produtoras de muco que facilita o
deslocamento na água; capacidade de adaptação da temperatura do corpo com a do
ambiente em que se encontram (pecilotérmicos); possuem hábitos alimentares diversos,
podendo ser herbívoros, carnívoros, insetívoros, detritívoros, frutívoros entre
outros; os peixes de nadadeiras raiadas ou mais conhecidos como peixes ósseos
vão apresentar linha lateral que funciona como um “órgão” sensorial; são
dioicos e a reprodução pode ser externa nos peixes ósseos e interna nos peixes
cartilaginosos. Logo após, foram citadas cinco Ordens, que incluíram os
Characiformes, Osteogliossiformes, Perciformes, Rajiformes e os Siluriformes. Partindo
das ordens supracitadas, focamos em seus hábitos alimentares, hábitat e características
particulares de cada ordem.
Após a aula expositiva, apresentamos um
jogo denominado “Jogo da Velha Científico” voltado para alunos do 7º ano, onde
eles foram orientados a dividir a turma em dois grupos, em seguida, um
representante de cada grupo retirava de dentro de uma caixa uma figura
representativa de um peixe e informar uma característica daquela espécie. A
medida que eles iam pegando uma figura por vez teriam somente 10 segundos para
responder e quando acertassem marcariam no jogo (X ou 0), até um grupo “vencer”.
A esquerda Luciane Silva com o Jogo Científico na mão e Andreia Souza supervisionando e a direita Luane Martins cronometrando o tempo de resposta do Dailton Aquino.
Foi muto gratificante o desenvolvimento desses trabalhos, pois proporcionou uma aprendizagem significativa, além disso, como futuros docentes nos ajudou a como tornar uma aula mais atrativa para os alunos de forma que eles se interessem na buscar de novos conhecimentos bem como na interação com os demais.
ResponderExcluir