sábado, 2 de abril de 2016

PEIXES



Nosso seminário foi sobre os peixes, em que fizemos um breve relato sobre seus principais representantes, onde verificamos que este grupo é o mais diverso dos Craniata (inclui os Vertebratas, além dos peixes-bruxa) compreendendo pelo menos 25.000 espécies atuais. Em seguida, foi relatado sobre as ordens que são encontradas na área de influência da UHE Tucuruí.
Apresentamos também as características comuns dos Peixes, que são: presença de nadadeiras; podem ser marinhos ou continentais; presença de glândulas produtoras de muco que facilita o deslocamento na água; capacidade de adaptação da temperatura do corpo com a do ambiente em que se encontram (pecilotérmicos); possuem hábitos alimentares diversos, podendo ser herbívoros, carnívoros, insetívoros, detritívoros, frutívoros entre outros; os peixes de nadadeiras raiadas ou mais conhecidos como peixes ósseos vão apresentar linha lateral que funciona como um “órgão” sensorial; são dioicos e a reprodução pode ser externa nos peixes ósseos e interna nos peixes cartilaginosos. Logo após, foram citadas cinco Ordens, que incluíram os Characiformes, Osteogliossiformes, Perciformes, Rajiformes e os Siluriformes. Partindo das ordens supracitadas, focamos em seus hábitos alimentares, hábitat e características particulares de cada ordem.
Após a aula expositiva, apresentamos um jogo denominado “Jogo da Velha Científico” voltado para alunos do 7º ano, onde eles foram orientados a dividir a turma em dois grupos, em seguida, um representante de cada grupo retirava de dentro de uma caixa uma figura representativa de um peixe e informar uma característica daquela espécie. A medida que eles iam pegando uma figura por vez teriam somente 10 segundos para responder e quando acertassem marcariam no jogo (X ou 0), até um grupo “vencer”.


 
A esquerda Luciane Silva com o Jogo Científico na mão e Andreia Souza supervisionando e a direita Luane Martins cronometrando o tempo de resposta do Dailton Aquino.

Um comentário:

  1. Foi muto gratificante o desenvolvimento desses trabalhos, pois proporcionou uma aprendizagem significativa, além disso, como futuros docentes nos ajudou a como tornar uma aula mais atrativa para os alunos de forma que eles se interessem na buscar de novos conhecimentos bem como na interação com os demais.

    ResponderExcluir